O substrato é o nome dado ao material que serve de alimento às minhocas. Pode ser constituído por um ou mais resíduos orgânicos, desde que sejam pré-compostos.
Seleção dos Resíduos Orgânicos
Deve-se selecionar os resíoduos orgânicos em função da disponibilidade, levando-se em consideração, principalmente, a distância da fonte até a propriedade ou local onde será utilizado.
A facilidade de decomposição é muito importante quando da seleção dos resíduos orgãnicos. Essa facilidade depende da relação carbono : nitrogênio ( C/N ) que significa a proporção de carbono contida na matéria orgânica em relação ao nitrogênio. Quanto menor esta relação, mais fácil será a decomposição deste substrato.
Por esse motivo, deve-se evitar materiais com elevada relação C/N, como por exemplo a serragem.
Os resíduos orgânicos mais comuns são classificados em :
Estercos - Encontram-se nessa categoria os estercos provenientes de bovinos, equinos,caprinos, suínos, ovinos, coelhos e aves. A composição química varia com a idade raça e alimentação. Animais que recebem ração, geralmente produzem estercos mais ricos. Espera-se que o esterco proveniente de bovinos de leite, origine um composto de melhor qualidade do que o de bovino de corte, devido a alimentação que receba. Por essas razões deve-se procurar obter o esterco sempre do mesmo fornecedor.
Embora-se as minhocas se alimentam de resíduos diversos, os estercos tem sido considerados a principal fonte. São materiais ricos em nitrogênio, por isso são utilizados para baixar a realação C/N e acelerar o processo de decomposição. Pode ser utilizado estreco puro ou misturado aos resíduos vegetais, na proporção de duas partes de estercos para uma de resíduo vegetal. Quanto menor a relação C/N dos resíduos, maior necessidade de estercos.
O esterco de galinha deve-se ser utilizado com prudência, uma vez que aquece com facilidade e rapidez quando empregado em grandes quantidades.
Nunca deve-se lavar o esterco no intuito de retirar o exesso de urina. Com esse procedimento grande quantidade de dos elementos minerais são perdidos, empobrecendo o substrato que dará origem ao vermicomposto.
Restos de Culturas - nesse grupo estão incluidas as palhadas diversas, tais como palha de café, cascas de cacau, cascas e sementes de cupuaçu, palhas de arroz, restos de capina, folhas de leguminosas e outras.
Resíduos de agro-indútria - resíduos de café solúvel, de frigoríferos, de abatedouros e outros.
Lixo domiciliar -Pode ser utilizado, desde que o material inerte, tais como vidros, plástico, latas, madeiras, seja separado do material orgânico.
Lixo Urbano - o uso deste tipo de resíduos é comum nas cidades possuídoras de usinas de reciclagem de lixo. A desvantagem desse resíduo é a presença de metais pesados, como o chumbo, zinco, cobre, níquel e cádimio, que entram na cadeia alimentar atingindo o homem.
Fonte : Embrapa Rondônia