Quem somos

Identificação da Ação Proposta: 

Áreas do Conhecimento: Ciências Biológicas
Áreas Temáticas: Meio Ambiente
Linhas de Extensão: Questões Ambientais
Curso: Ciências Biológicas
Título da Proposta: Vermicompostagem: uma estratégia para a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em ambiente urbano
Professor coordenador: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO

Descrição do projeto:

Eixo temático institucional: Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável
Local de realização: UnilesteMG, Campus Ipatinga, MG e Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, Ipatinga, MG
Período de realização: 
Público estimado: 810
Caracterização do Público:
Professores e alunos de Ciências e Biologia, da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, Ipatinga, MG. Alunos do Curso de Ciências Biológicas do
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Resumo do Projeto:

Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica
que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma eficiente de reciclagem utilizando
minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos urbanos, através do uso de apostilas e artigos. Serão elaboradas uma cartilha e material didático para as palestras, contendo informações sobre o uso de minhocas no manejo de resíduos sólidos orgânicos, objetivando uma abordagem mais didática sobre o tema. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes e professores da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, Ipatinga, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem.



Introdução e Justificativa:

Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente e, nas últimas décadas, têm sido estudados no sentido de se desenvolver métodos mais eficientes e seguros de torná-los novamente úteis. Segundo Pereira (1999), 90% da poluição brasileira é de origem orgânica onde o despejo inapropriado desses resíduos em lixões ou aterros mal controlados leva à putrefação gerando forte emanação de gases fétidos, além da produção do chorume (líquido altamente poluente de composição variada que contém sólidos dissolvidos em suspensão ácidos orgânicos, microrganismos patogênicos e substâncias químicas). Os resíduos sólidos domiciliares são compostos por uma fração orgânica (de origem vegetal e animal) que pesa em média 50% e cerca de 1/3 é industrialmente reciclável (Bley Jr., 2001). Uma das formas eficientes de reciclagem de boa parte dos resíduos orgânicos domiciliares, como casca e bagaço de frutas, ervas daninhas, grama roçada, cinzas, folhas de árvores, pó de serra, restos de alimentos, hortaliças, legumes e ovos, é através da  vermicompostagem, onde se utiliza minhocas para a

biotransformação destes resíduos em húmus, que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Em

termos químicos, o vermicomposto auxilia na disponibilidade do teor de nitrogênio, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Em relação a fatores físicos, aumenta  
a aeração,
drenagem, retenção de água e nutrientes, e biologicamente, propicia a ativação microbiológica e o aumento da bioestrutura do solo (KNAPPER,

1990). Tendo em vista a falta de conhecimento da população em geral, o presente projeto surge como uma possibilidade de promover uma efetiva mudança 
de hábitos no sentido de minimizar os desperdícios, reutilizando uma fração dos resíduos orgânicos gerados em suas atividades diárias.

Objetivos:

1- Promover o treinamento dos alunos nos aspectos técnicos da vermicompostagem, utilizando como substrato os resíduos sólidos orgânicos produzidos em
domicílios;
2- Elaboração de uma cartilha contendo informações sobre o uso da vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos;
3- Produzir material didático e lúdico para ser utilizado nas palestras;
4- Ministrar palestras educativas para estudantes da unidade escolar;
5- Implantar um minhocário na unidade escolar;
6- Promover, através do projeto, uma ligação entre a universidade e as escolas públicas da região do Vale do Aço, MG.

Metodologia:


Durante a fase do treinamento dos alunos serão ministradas aulas pelas professoras responsáveis pelo projeto sobre o que é, como é feita e a importância da
vermicompostagem no manejo de resíduos sólidos urbanos, auxiliadas através do uso de apostilas e artigos. Será elaborada uma cartilha contendo informações sobre o uso da vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos, objetivando dar ferramentas
práticas e simples para que o público em geral possa aderir a este processo. A cartilha será confeccionada pelos alunos sob a coordenação das professoras.
Com o intuito de transferir as informações de uma forma mais didática e interessante, será preparado pelos alunos, supervisionados pelas professoras
responsáveis, um material para ser usado durante as palestras, além da implantação de um minhocário na unidade escolar. 
As palestras deverão servir como um ponto de ligação entre a universidade e as escolas da região, transferindo tecnologia e conhecimento àqueles que mais 


necessitam deste benefício. Os alunos, supervisionados por uma das professoras, ministrarão estas palestras, onde explicarão todo o processo de 
vermicompostagem e sua aplicabilidade nos diferentes setores da comunidade.


Importância acadêmica do projeto:

Durante o curso de Ciências Biológicas buscamos conscientizar nossos alunos sobre os problemas ambientais gerados por diversas fontes poluidoras, assim
como objetivamos a preparação dos mesmos para exercerem ações que visem a mitigar e minimizar os impactos gerados, procurando
ainda a busca por soluções economicamente viáveis para pequenos grupos comunitários. Desse planejamento surgiu a idéia de criar um projeto no qual os
alunos possam aprender novas técnicas de manejo de resíduos mas, sobretudo, um ponto de partida para que estes possam efetivamente pôr em prática o
que aprenderam, repassando posteriormente seus conhecimentos às comunidades carentes, além de outros setores interessados, de modo a exercitarem
seu compromisso com a cidadania.
Neste projeto exploramos a reutilização/transformação dos resíduos sólidos orgânicos, gerados no ambiente urbano, de forma a minimizar o impacto
ambiental causado pelo acúmulo de lixo. Os alunos serão agentes transformadores de atitudes, uma vez que estes deverão divulgar novos hábitos junto a
comunidade, realizando palestras instrutivas ao longo do andamento do projeto.

Descrição geral das atividades realizadas pelos alunos:

1 - Treinamento técnico sobre vermicompostagem;
2 - Confecção de cartilha informativa e de material didático para as palestras;
3 - Ministrar palestras educativas nas instituições interessadas.
4- Implantar um minhocário na unidade escolar.
Palavras-Chave: Vermicompostagem, resíduos sólidos orgânicos, biotransformação, húmus.
Número total de alunos participantes: 6

Parceria(s) / Convênio(s):

Razão social: CAIXA ESCOLAR MAURíLIO ALBANESE
CNPJ: 21.028.766/0001-54
Telefone da instituicao: (31)3823-2510
Reponsável na instituição: Rosemary de Oliveira Grossi Faria
Telefone do responsável: (31)3823-2510
E-mail do responsável: rosegrossif@hotmail.com
Contribuição:
- Espaço físico para a realização das palestras e implantação do minhocário;
- Resíduos sólidos orgânicos para a implantação e manutenção do minhocário.

UnilesteMG


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